Leandro Alvares
Fazer alongamentos físicos não é uma prática restrita a atletas. Trata-se de uma educação que deveria ser adotada por todo cidadão, inclusive pelos motociclistas.
No primeiro capítulo desta reportagem especial, o “MOTO.com.br” oferecerá aos motonautas diversas dicas para melhorar o condicionamento físico durante a pilotagem do veículo de duas rodas.
Eduardo Francisco Sant’Anna, professor de educação física de 42 anos, será o personal trainer dos apaixonados por motos que desejarem adquirir um fortalecimento muscular e aprimorar os reflexos do corpo, fator importantíssimo para a segurança.
“É importante fazermos alongamentos para lubrificar a articulação e preservá-la”, afirma o preparador físico, que promete em cada episódio da reportagem apresentar um kit de aquecimento para ser seguido pelos motociclistas.
“Eu estou cansado de ver motociclista no farol se esticando todo, sentindo-se incomodado. Há formas de evitar o desgaste do corpo e nunca é tarde para fazer alongamentos e exercícios físicos”, lembra o também motociclista.
“O primeiro passo é começar a fazer um alongamento básico, que seria da parte dos músculos das cervicais, do antebraço e do pé. Para isso, não gastaremos mais do que cinco minutos. Um curto tempo que vai trazer um grande benefício para o corpo. Dá para fazer sozinho, se quiser até em cima da motocicleta, mas o ideal é fora dela”, destaca Sant’Anna.
1º Exercício: Alongamento da cervical, parte posterior
De pé, vamos pegar as mãos, entrelaçá-las na nuca e manter os pés na mesma linha dos ombros. O queixo vai até o peito. Force-o para baixo e segure por entre 15 e 20 segundos. Não precisa mais do que isso e muito menos cronometrar no relógio. Pode contar mentalmente.
2º Exercício: Músculos laterais da cervical
Com os pés paralelos, coloque a mão esquerda no lado direito da cabeça, puxando-a para o lado oposto para alongar toda a parte direita. Seguindo o mesmo intervalo do exercício anterior, entre 15 e 20 segundos. Esse tempo vale para todos os exercícios.
Em seguida, faça o mesmo exercício mas do lado oposto. A mão direita do lado esquerdo, puxando para a direita. Tente colocar a orelha no ombro. Sem forçar, pois cada pessoa tem o seu limite. Não é para estralar nada, é só para sentir o alongamento do músculo do pescoço.
3º Exercício: Alongamento da parte anterior
Pegue os dois dedos polegares, feche as mãos, deixe os dedos abertos e os encoste embaixo do queixo, empurrando a cabeça para trás. Olhe para cima. Estamos alongando a parte anterior, onde fica o vulgo gogó. É uma área que precisa alongar bastante porque ela sustenta o peso do capacete, um objeto estranho para o corpo humano.
4º Exercício: Alongamento dos flexores e extensores de braço
É uma parte fundamental para os motociclistas, pois se encarrega dos movimentos de guidão. De pé, estenda a mão para frente, pegue nas costas dela, mantendo o cotovelo reto. Puxe para baixo e sinta a musculatura.
No mesmo movimento, você vai colocar a palma da mão para cima, vai puxar para baixo pela ponta dos dedos, mantendo o cotovelo sempre reto. Isso serve para sentir o antebraço esticar, uma musculatura que se usa bastante para aceleração e desaceleração da motocicleta. Faça nas duas mãos.
5º Exercício: Alongamento da tibial e dos extensores e flexores de pé
Pegue no peito do pé ou na ponta dos dedos, o que é o ideal, encoste o calcanhar no glúteo, joelho com joelho (alinhados), puxe alongando. A outra perna fica levemente flexionada para não forçar a articulação do joelho. Repita com a outra perna, seguindo sempre o intervalo de 15 a 20 segundos.
Dúvidas e esclarecimentos
“Posso repetir os exercícios no fim do dia? É o aconselhável. Chamamos isso de compensatória. O músculo já foi desgastado e você faz um trabalho de compensação, um alívio para o corpo. Cinco minutos de manhã e mais cinco à tarde é o ideal”, declara o professor Eduardo Francisco Sant’Anna.
“O alongamento preserva a articulação e aumenta a disposição do motociclista. Não vai surtir efeito no primeiro dia, lógico, pois é com o passar do tempo que se nota a evolução”, alerta.
“Há mais exercícios, como alongamento de tronco, da lombar, do posterior de coxa, kits para quem pretende fazer uma longa viagem... Mas isso fica para o próximo capítulo deste especial”, finaliza Eduardo Sant’Anna.
Nas próximas semanas, teremos o segundo capítulo desta reportagem.