Olá, bem vindo ao Show Moto - 21/11/2024 - 06:41
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Confiança na medida certa




Basicamente há dois perigos quando se fala em confiança na pilotagem. São dois extremos que têm em comum o perigo de te expor a riscos desnecessários.

O primeiro é a falta de confiança. Quando a pessoa inicia sua história nas motos pode correr riscos pela falta de confiança. A insegurança natural da falta de experiência, e até do fato de a moto oferecer mais riscos, precisa ser vencida logo. A falta de confiança em sua pilotagem pode ser tão perigosa quanto uma pilotagem agressiva. Neste momento, o melhor a fazer é evitar situações de alto risco e treinar em situações mais confortáveis. Mas lembre-se: seu alvo tem que ser o de enfrentar qualquer situação com tranquilidade.

O medo excessivo gera atitudes perigosas. Andar em velocidade muito baixa, por exemplo, te expõe a ser ultrapassado a toda hora, ter que lidar com a irritação dos apressadinhos etc.

O segundo perigo ocorre algum tempo depois, quando a confiança aumenta, mas passa dos limites. Cuidado, grande parte dos acidentes (os mais graves, por sinal) ocorrem nesta fase, quano motociclista se habitua com a moto e "perde o mêdo". De repente, parece que já dominamos o mundo, somos invencíveis, capazes de lidar com qualquer situação. Esse sentimento de ter superado a fase inicial e não ter sofrido nenhum acidente traz uma falsa sensação de segurança.

Alguns felizardos passam por um pequeno susto e logo recobram a atenção e cuidados necessários. Outros, menos afortunados, pagam caro pelo aprendizado.

Então, fica dada a dica: adquira segurança o mais rápido possível, mas cuidado, quando começar a "se achar" é hora de dar uma repensada nas coisas.


Perder a "noção do perigo" pode ser um grande perigo

Fonte: http://blog-do-tiozao.blogspot.com/2008/12/confiana-medida-certa.html

Veja mais artigos sobre segurança clicando aqui!


Enviado por: