Olá, bem vindo ao Show Moto - 21/11/2024 - 04:39
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Considerações sobre a fy-250




Após muito pesquisar e fazer 3 test-drives, irei fazer meu relato sobre a moto fy-250.



Foto da fy-250

Pontos negativos

- Fraquinha uma 250cc, na verdade é 233cc, mas tem apenas 20% mais torque e também 20% mais potência que a cg titan 150cc.
- Mostrador de marchas e combustível no tanque, para ver você tem que desviar a atenção do trânsito.
- Não tem conta giros, algo que eu prezo muito em uma moto, assim consigo manter ela na faixa de maior torque/potência sempre, ou também consigo manter na faixa mais econômica ou até mesmo consigo deixar a marcha lenta em perfeitos 1500rpm. Não é um ítem vital, mas muito bem vindo.
- Sissy bar um pouco pequeno...
- O indicador de combustível acusa 'gasolina' acabando quando são gastos em torno de 7L de gasolina (o tanque tem 14L, ou seja, tem mais 7L e já fica piscando -- isso mesmo, piscando, é digital - fica piscando que a gasolina está acabando...)

Pontos preocupantes (negativos²)

- Pontos de ferrugem. Apenas nos parafusos, nos buracos dos parafusos. Segundo o vendedor acontece pois na hora de dar um reaperto geral nos parafusos o como é 'estragado' e com isso, se ficar no tempo e não for cuidada, enferruja. Segundo o vendedor, as motos estão sendo reapertadas e depois é feito um tratamento anti-ferrugem nesses pontos, foi o que ele disse, que estão começando a fazer isso, mas em todos os 3 testes drives as motos tinham pontos de ferrugem nos parafusos.

Pontos positivos

É uma muito bonita, os apaixonados pelo estilo custom ficam encantados! além de muito bonita, é bem completa, possui os seguintes ítens de série

- Cavalete central
- Alarme
- Marcador de combustível e marcha
- Possibilidade de dar partida pelo controle remoto (pode ser útil quando você estiver num restaurante almoçando e ver que um cachorro se aproxima para mijar nos pneus! hahaa, é só dar uma ligada na moto que o bixo se assusta e foge - eu acho)
- sissy bar (apesar de um pouco pequeno)
- Barata (R$9890, chorando chega 9700, espero chegar em R$9500)
- Tanque de 14L te dá uma autonomia de 315km (já com margem de erro de 10%)

 Pontos em dúvida

- No primeiro test drive, a manete do embreagem estava lazarenta de dura! nos outros testes (um mês depois) eles deram um jeito nisso e a manete ficou mais macia (não tão macia quanto a intruder, mas aceitável).
- Embreagem dura. Para trocar de marcha, é necessário fazer uma forcinha a mais, não sei se isso também deve ser melhorado ou não com uma regulagem.
Sem dúvida essa moto está entre as 3 principais em opções de compra para mim, com 17cv @ 8500rpm e 1,6kgfm @ 6000rpm parece ter uma força ideal para viagens, cidade e tudo isso com conforto e baixo consumo. (entre 25 e 29km/l, segundo relatos)

 Como toda moto, ficou um pouco pequena para meus 1,84m e meus quase 100kg, porém senti que ficou confortável.

 

Segundo relatos de usuários, a moto faz em torno de 25 e 29km/l, dá pra manter uma velocidade de cruzeiro entre 110km/h e 120km/h tranqüilo (aí eu já ficou um pouco desconfiado, acredito que, tranquilamente, dê pra manter na estrada - garupado = 160kg de carga - com certa facilidade 100km/h). Já em subidas como a serra do Paraná, usuários relataram que sobem tranquilamente a 80km/h em 4° marcha.

Não são dados que, como diria a xiquinha, "não dá pra dizer -puxa!, mas que moto potente", mas é uma potência boa para a cidade e para a estrada, ao meu ver, as velocidades estão excelentes, realmente não há necessidade de mais velocidade que isso para viagens de moto com intenção de relaxar/curtir. Também acredito que abaixando uma ou duas marchas tenha uma certa sobra para ultrapassagens.

Vibrações

Toda moto custom treme, minha intruder 2004 parece uma britadeira acima de 9000rpm e com vibração um pouco chata entre 7700 e 9000rpm. Alguns usuários têm reclamado da vibração dessa moto, principalmente em velocidades mais altas como 90km/h e alguns dizem ter uma vibração insuportável (de amortecer as pernas) passando de 130km/h.

De 0 a 40km/h (velocidade máxima que coloquei no test drive) eu senti a moto vibrar uns 60% menos que a minha intruder, realmente, até essa velocidade a moto pareceu bem macia e com pouca vibração, acho eu que em velocidades mais altas vá sim tremer, mas nada tão absurdo. Além disso, a concessionária fym está colocando coxins de borracha no escapamento (e em outros lugares) e quem teve a moto com os coxins colocados relatou uma grande melhora na vibração.

A vibração sempre me preocupou, mas depois de testes e relatos é uma coisa que já não me preocupa tanto nessa moto.

Se eu fechar a compra, colocaria alguns itens nessa moto

- Bolha (eu já acho fundamental para viajar com conforto)
- Pedaleiras avançadas (a posição original dos comandos ficou 'quase' confortável pra mim)
- bagageiro e baú de 45L (ao menos para viagens)
- futuramente bons faróis auxiliares para poder viajar a noite.
- Alforges (na verdade, esses eu já tenho, não precisarei comprar)

Mal acabamento

De mal acabamento eu não achei nada, quase nada, apenas as setas que eu achei meio de plasticão vagabundo, as manoplas também, a minha circuit custom que eu paguei R$11 dão de 10 a 0 nas manoplas da fy-250. Outro ponto meio estranho foi o acionador de freio traseiro, entre do pedal e a roda traseira sempre há um pedaço de ferro maciço que faz a ligação (como na intruder) achei estranho que no meio é uma espécie de ligação entre o freio.

Seta verde mostra a peça(ligação - em forma de mola) em si é umas 3x mais finas que a 'mola' da seta azul, me deu a impressão de ser muito frágil.

Resumão:

É uma moto muito bonita, parece ter qualidade, os usuários estão, em geral, satisfeitos, tem força boa para cidade e estrada (não diria que sobra força, mas creio que não falte, mesmo garupado e em subidas de serra), faz uma razoável kilometragem por litro e o preço está bem acessível para essa categoria.

Agora, uma série de fotos para você apreciar.

Banco aparentemente muito bom para motorista e bom para garupa.

Frente bacana (tirando as setas de plástico meio toscas)

Motor muito bonito, o motor brilha, acho que é cromado.

Velocímetro mais ou menos, nem bonito, nem feio....

Indicador de marchas e combustível no tanque. Eu acho que o indicador devia ser em uma posição mais visível.


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