Olá, bem vindo ao Show Moto - 21/10/2017 - 10:37
Menu
Pagina Inicial
Buscar no Site
Dicas
Fotos
Notícias
Novidades do Site
Outros
Segurança
Papel de Parede
Previsão do tempo
Moto Filmadores
KLE 621 (Kleber Atalla)
Fabio 21
Kekis
Todos os vídeos
Eventos
Eventos / Fotos
Moto Passeio
Próximos Eventos
Colunistas
Patriarca
Rodrigo Karam
Senhor fahrrad
Tomas André dos Santos
Classificados
Ver Anúncios
Anúnciar
Canais
Blogs / Flogs
Dicas
Lojas
Sites Parceiros
 
Login:

Senha:

Registrar-se
Esqueci minha senha

Remoção e Tratamento da Ferrugem em Motocicletas (Oxidação).




Antes de falar de remoção da ferrugem, devemos falar da prevenção. Para evitar o inicio da ferrugem (oxidação) o importante é manter a moto sempre limpa e encerada. O fator que inicia o processo de ferrugem é o acumulo de sedimentos e microsedimentos grudados nas peças, que irão servir como pontos retentores de umidade.

Normalmente eu faço o tratamento das peças comprometidas com a ferrugem na lavagem da motocicleta, sendo que algumas atividades são feitas antes da lavagem e outras depois da lavagem já na etapa de acabamento.

Quando o problema é generalizado e existem muitos pontos de ferrugem, é muito difícil resolver o problema todo de uma só vez, deve-se a cada lavagem tentar solucionar o maior numero de casos possíveis.

Entre os diversos equipamentos, produtos e materiais utilizados nessa atividade, destacam-se: "Ferrox" ou similar, encontrado em lojas de tintas ou materiais para construção. Pincel bem pequeno, aqueles usados em artesanato e pintura de óleo sobre tela. Palha de aço grossa (para cromados).

Atenção: Não se deve usar o ferrox todas às vezes de maneira indiscriminada, ele é para ser usado com moderação e com cuidado, somente nos pontos com ferrugem.

Para melhor orientação técnica a fim de tentar solucionar o problema da ferrugem já instalada em peças da motocicleta, gosto de separar os materiais em dois grupos distintos: o primeiro grupo são os materiais ferrosos, zincados, galvanizados, alumínios, etc. expostos, ou seja, aqueles que não tem proteção de pintura ou verniz. O segundo grupo são os cromados e aço polido.

 

A – Materiais expostos em geral:

Para remover a ferrugem em peças expostas, sem proteção de pintura ou verniz, como ferro, alumínio, peças zincadas ou niqueladas, o processo é o seguinte:

 

1-  Com a moto seca, antes de molhá-la para a lavagem, pincele levemente o ferrox em todos os pontos de ferrugens, sem deixar respingar em outras peças da moto.

 

2-   Depois de vinte a trinta minutos proceda a lavagem normal da moto.

 

3-  Depois de secar a moto, observe cada ponto onde foi aplicado o Ferrox, alguns vão continuar com ferrugem, outros vão ficar pretos, outros vão ficar esbranquiçados e m outros nada vai acontecer. Isso ocorre porque os materiais são diferentes, e o Ferrox vai agir de maneira diferente em cada um.

 

4-   Nos locais onde a ferrugem permaneceu deve-se repetir a operação. Os locais que ficaram pretos, normalmente são de ferro puro, e já estão com a ferrugem estancada. Nos pontos esbranquiçados é material zincado, galvanizado ou alumínio e também já estão tratados. Para melhorar seu aspecto visual de todos esses pontos pode-se limpá-los com escova de dente ou pincel grosso, com querosene, óleo Singer ou óleo lubrificante.

 

5-  Por fim para diminuir a reincidência da ferrugem pode-se aplicar óleo em spray tipo WD.

 

 

B – Cromados e Aço polido:

Para a remoção da ferrugem de peças cromadas como guidão, parafusos de guidão, aros e escapamento. E as peças de aço polido como as bengalas, o procedimento é o seguinte:

 

1-  Com a moto seca, antes da lavagem utilize a palha de aço grossa como descrito na matéria sobre remoção de plásticos grudados nos cromados postado em minha coluna no dia 21/01/09. (Atenção: não efetue essa atividade sem antes ler atentamente todas as instruções contidas nessa matéria sobre o uso da palha de aço).

 

2-  Com um pano seco remova todo o pó de ferrugem que ficou na peça. Isso ira permitir que seja visualizado onde a ferrugem não foi removida por completa. Normalmente só irão restar os pontos onde a ferrugem esta mais profunda.

 

3-  Pincele levemente o ferrox em todos os pontos de ferrugens remanescentes, sem deixar respingar em outras peças da moto.

 

4-   Depois de vinte a trinta minutos proceda a lavagem normal da moto.

 

5-   Depois da moto lavada, e seca, durante a etapa do acabamento encere muito bem as peças cromadas e de aço polido com cera de polimento ou produtos tipo brasso, kaol, etc. (Atenção somente à cera bem aplicada é que remove os micro-sedimentos remanescentes retardando assim a reincidência de ferrugem nessas peças).

 

Obs.: Ficam fora das duas orientações acima os raios não cromados. Neles não tem muito que se fazer. Deve-se evitar a palha de aço e o bom-bril, pois eles são zincados e "descascam" com muita facilidade e começam a enferrujar com muita velocidade. A única sugestão é aplicar e remover cera de polimento com escova de dente e flanela.

Tomás André dos Santos - tasmotos 
www.tasnaweb.com


Enviado por: tasmotos em 27/02/2009 - 12:36

Esse artigo foi vizualizado 77206 vezes
Recomende este artigo a um amigo


Voltar
>> Comentários
 
* Campos Obrigatórios
Comentar
Adriana... Coment: Voce esta falando de ferrugem na pintura? é isso? Se for o caso, então a pintura esta desgastada e aparece o metal abaixo, tanque de combustivel, as outras peças são plasticas. Nesse caso deve-se refazer a pintura. Se for em outras peças, leia detalhadamente minha matéria que ela explica os cuidados necessarios. Abraços
 
Adriana Coment: tenho uma titan 150 2007, tem muitas partes enferrujada, tenho medo de passar ferroz e estragar a pintura, tem outra forma de fazer a retirada do ferrugem. Obrigado
 
Francisco Vianna Coment: Oi, como posso limpar/polir as cabeças dos parafusos da moto? Tenho uma Yamaha XT600E e depois de limpa e encerada, ficam os parafusos com aquela aparencia feia. Não chega a ser ferrugem, pois acredito serem de aço, mas uma camada cinza, dura e opaca. os parafusos, na maioria tem a cabeça sextavada. Gostaria de saber se tem algum produto e qual o procedimento para limpa-los, ao menos nas cabeças que são aspartes aparentes na moto. Ja tentei pasta para polir metais, mas os panos ficam pretos e o resultado não compensa o trabalho em cada um dos seis lados doparafuso e a parte de cima. Penso que deve existir um produto que seja um acido e remova a incrustação por efeito quimico e não mecanico, entende? depois seria so enxaguar para retirar os residuos e passar um Kaol, brasso ou outro polidor de metais. Obrigado. Meu email é fcovianna@gmail.com valeu
 
ismae rodrigues Coment: achei muito bom as dicas de remoção de ferrugem
 
Política de Privacidade




www.webvisual.com.br