O Seguro obrigatório (Dpvat), pode chegar ao absurdo valor de 380 reais para 2009. quem paga o pato é sempre os trabalhadores: quem usa moto para ir ao trabalho e os trabalhadores das Duas Rodas os Motoboys.
A Susep (Superinêndência de Seguros Privados) orgão do Min. da Fazenda é que determina o aumento em reunião, quase secreta, que realiza todo fim de ano para ser publicado no Diário Oficial da União e poder valer já no dia 1º de janeiro.
Absurdo do caso
O Seguro é aumentado numa reunião que reúne orgão do governo e um conglomerado de Seguradoras representadas pela Líder Seguradoras. Como podemos ver eles mesmos é que decidem em causa própria, com base em estatisticas de acidentes de motos, que não levam em consideração; nem o número de motos que a cada ano entra a rodar (e os acidentes não tem aumentedo nessa proporção), e nem que muitos acidentes de moto tem como culpado um veículo de quatro rodas que, na maioria dos casos, foge do local e nem socorre o motociclista que vai engrossar a estatistica para a gente pagar mais caro o DPVAT.
Um assalto feito pelo Governo
Podemos dizer que é o Governo Federal que pratica esse assalto contra os motociclistas uma vez que ele não faz nada para mudar a situação e, além disso, ainda autoriza uma prestadora de serviço (seguradoras) a votar para alterar para maior o valor do Prêmio (de 284,00 para 380,00)
Mas o absurdo, se o valor já não é, e não bastasse só esse, ainda tem mais…
As seguradoras ao recevber o valor do DPVAT descontam 8% a titulo de comissão de corretores. Um super absurdo, uma vez que nenhum corretor entra em ação pra nos vender um produto, uma vez que esse produto, o DPVAT, nos é empurrado goela abaixo e nada podemos (ainda) fazer para impedir tal desrespeito ao sofrido povo motociclistico que está sendo explorado.
Mas, em parte merecemos, pois quando a AMOT-MG fez no início de 2008 uma motoceata em todo Brasil, foram muitos motociclistas em todo território que partiparam, porém, considerando a quantidade motos (em BH e em seu derredor tem mais de 120 mil motos registradas) a participação foi muito pequena.
O povo tem mania de esperar que alguem faça as cisas para ele. E foi assim com os motociclistas que também esperam que algo fosse feito e não foram participar e pressionar os políticos para acabar com essa mamata na Susep onde o lobo toma conta da ovelha ou raposa do galinheiro.
Muitos bilhões
São mais de 5 bilhões arrecadados neste ano e 45% vão para SUS e os outros são distribuidos em Denatran (5%), corretores 8% , Seguradoras o restante para pagar sua remumeração e indenizar as vítimas de acidentes e as mortes. Elas afirmam que gastam muito dinheiro todo ano e que os acidentes aumentam a cada ano, deixando rombo no caixa delas. Mas entendemos que o rombo é no nosso bolso. Sobra muito para todas e muitos de nos nunca viu ninguem receber o seguro de acidentes, pois quando vai procurar é tanta burocracia que amioria não consegue e desiste. Nesse caso o dinheiro fica com quem?
Deputados
Esses politicos deviam, antes de apresentar leis malucas contra os motociclistas, fazer algo de útil alterando al ei e trazendo para o Congresso a incunbência de ditar e alterar o valor do Seguro Obrigatório, pois é uma questão social urgente. Como um Motoboy que recebe 500,00 por mes vai poder pagar IPVA, DPAVAT e muitas outras coisas logo no início do ano.
União conta o rombo em nossos Bolsos
A nossa união é a única forma de reagirmos contra o cartel das seguradoras que alterou a lei a favor delas e nós aqui em baixo pagamos o pato e a galinha e o peru do valor absurdo do DPVAT.
Se não houver como participar da motoceata que deverá haver ainda este ano pelo menos mande um e-mail para um deputado protestando contra esse absurdo DPVAT que vem pesando
a cada dia mais. R$380,00 é muito dinheiro.
Também os carros devem ter aumento para socializar a conta em prol da sociedade que leva todo lucro com o uso da moto que ajuda a deixar as cidades mais transitáveis.
A AMOT-MG também entrou na Justiça contrao aumento de 38% do DPVAT de 2007 para 2008 e ainda corre o processo em Brasília. Mas não podemso ficar parados. vamos agir??
ZC Jacare. BH- MG