Apesar de não ser considerada como uma novidade no mercado das motocicletas aventureiras, a Honda dá uma boa cartada e lança no Brasil a terceira geração da Transalp como novo modelo nacional no segmento Off Road.
Com porte imponente, visual retrô e preço sugerido de R$ 31.800 na versão STD e de R$ 34.800 na top (com ABS) a XL 700V Transalp deve fortalecer a presença da marca japonesa no mercado de big trails. As vendas no país iniciam na segunda quinzena de abril.
A Transalp tem carenagem estreita e compacta. O assento longo, estreito e ergonômico fica a uma distância do solo de 837 mm, assegurando uma disposição menos cansativa para o motociclista nas viagens mais longas.
O conjunto óptico com farol de formato oval remete aos modelos do passado. O painel de instrumentos segue a tendência clássica com conta-giros analógico e mostradores com velocímetro, hodômetro, relógio, indicador de combustível e de temperatura.
O grafismo da carenagem que envolve o nome Transalp foi inspirado nos aparelhos GPS e os números no tanque correspondem às coordenadas do ponto mais alto da Europa acessível com uma motocicleta, em Col de la Bonette, no sul dos alpes franceses.
O tanque de combustível completa o conjunto e tem capacidade para 17,5 litros. Segundo o fabricante a autonomia pode chegar até 400 km na estrada, proporcionando um consumo de cerca de 23 km por litro.
O motor SOHC bicilíndrico em V a 52º, de 680 cm³, oferece potência de 60 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 6,12 kgfm a 6.000 rpm. A força do propulsor combinada à transmissão de cinco marchas oferece uma condição de pilotagem satisfatória, sem exigir muitas trocas de marchas, com exceção nas situações de ultrapassagens e subidas mais íngremes.
Por esse não ser o seu habitat natural, até pode soar estranho rodar com a Transalp na rodovia, mas a moto é bem esperta no asfalto. Mesmo em ambiente urbano, o comportamento também agrada, especialmente na hora de superar buracos, lombadas, valetas e outras irregularidades do solo nas grandes metrópoles.
A suavidade no rodar em diferentes situações é resultado da suspensão com garfo telescópico com 200 mm de curso (um dos maiores nessa categoria) na dianteira e da traseira com monoamortecida do tipo Pro-Link com curso de 173 mm. A roda dianteira é de 19 polegadas e pneu de 100/90 enquanto a traseira é de 17 polegadas com 130/90.
Em função da versão os freios são diferenciados. Na Standard, o sistema é dotado de disco duplo de 256 mm de diâmetro na dianteira e pinças de duplo pistão. Na traseira, o disco de 240 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão único. A versão top conta com Combined ABS, que distribui a força de frenagem nas duas rodas e apresenta no freio dianteiro pinças de três pistões.
A Honda tem metas audaciosas para a Transalp. A expectativa de vendas é de 450 unidades por mês, sendo 70% da STD e 30% da versão com ABS.
FICHA TÉCNICA Motor 680 cm³, OHC, dois cilindros, refrigeração líquida Potência máxima 60 cv a 7.750 rpm Torque máximo 6,12 kgfm a 6.000 rpm Diâmetro X Curso 81,0 x 66,0 mm Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI Relação de compressão 10,0 : 1 Sistema de partida Elétrico Transmissão 5 velocidades Embreagem Multidisco em banho de óleo Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal Ignição Eletrônica Capacidade do tanque 17,5 litros (3,0 litros de reserva) Óleo do motor 2,9 litros (2,1 litros para troca) Chassi Semi berço duplo Suspensão dianteira Garfo telescópico com 200 mm de curso Suspensão traseira Pro-Link Freio dianteiro Disco duplo de 256 mm de diâmetro e pinças de duplo pistão (STD) e Disco duplo de 256mm de diâmetro e pinças de três pistões (C-ABS) Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro e pinça de pistão único Pneu dianteiro 100/90 19M/C 57H Pneu traseiro 130/80R17M/C 65H Dimensões (c x l x a) 2250 x 907 x 1307 mm Distância entre-eixos 1512 mm Altura mínima do solo 182 mm Altura do assento 837 mm Peso seco 201 kg (STD) e 205 kg (ABS) Cor Preta e branca Preço sugerido R$ 31.800 (STD) e R$ 34.800 (ABS)